Slide199 Easy Resize.com

10 Habilidades essenciais para o profissional de TI

O atual cenário do mercado de Tecnologia da Informação tem exigido cada vez mais dos seus profissionais. Se antes, o perfil desse especialista, tão fundamental na gestão de sistemas corporativos, era de alguém introspectivo com a atitude sempre voltada para a resolução de problemas técnicos, hoje a evolução do mercado tem exigido cada vez mais a mudança dessa postura, já que o especialista em tecnologia da informação também desempenha papel indispensável nas estratégias competitivas da empresa.

Por isso, a conquista de algumas habilidades específicas se faz necessária para alcançar as melhores posições de carreira. Confira, a seguir, dez delas:

1- Visão de Negócios

O profissional de TI da atualidade deve compreender que o engajamento nas camadas estratégicas da empresa demanda uma visão de negócios que satisfaça às tomadas de decisões, bem como o direcionamento de ações para atingir os objetivos da corporação, em uma perspectiva realista.

2 – Gestão de Projetos

Mais que um especialista em implementar soluções de tecnologia, o profissional de TI precisa gerir e conduzir projetos em equipe, além de definir metodologias para elaboração de políticas internas que norteiam o tratamento dos processos de informação.

3 – Relacionamento interpessoal

Uma das habilidades mais procuradas pelas corporações, hoje em dia, é o relacionamento interpessoal ou, mais precisamente, um conjunto de atributos e competências que visam a melhoria nas interações com os outros e com o ambiente ao seu redor. Tal conjunto é chamado de soft skills e precisa estar em sinergia com as competências técnicas e intelectuais para a realização do trabalho (hard skills).

4 – Abertura para inovações

Em um mercado em dinamismo ascendente, estar aberto às inovações é um dos diferenciais para prover soluções pensadas “fora da caixa”. Observar as movimentações tecnológicas que começam primeiramente nos países da América do Norte e Europa é outro ponto positivo para se antecipar as urgências que irão emergir no âmbito informacional.

5 – Domínio de idiomas

Não somente por ter que lidar com vocabulários técnicos em inglês durante toda a carreira, mas principalmente para alcançar oportunidades de aperfeiçoamento e pesquisa no exterior. O profissional da TI que possui pleno domínio de, pelo menos, dois idiomas além do nativo poderão percorrer um caminho promissor, almejando posições em multinacionais dentro e fora do país.   

6 – Pensamento Criativo

A criatividade tem sido uma das habilidades mais essenciais no mundo empresarial já que as movimentações do mercado são marcadas pela incerteza e complexidade. É em razão disso, que o pensamento criativo desponta como um recurso valioso para que as empresas consigam se adaptar as demandas de inovação e possam se expandir com larga vantagem sobre a concorrência.

7 – Liderança

Embora nem todos sejam líderes natos, cultivar algumas atitudes de liderança é crucial para se destacar na carreira de TI. Isso porque, dentro da corporação ou mesmo em órgãos públicos, o profissional da tecnologia precisa ter voz ativa no momento da elaboração de estratégias que visam reduzir custos operacionais e aumentar a capacidade de processamento, por exemplo.

8 – Capacidade de questionamento

O ambiente corporativo do século XXI necessita de integração e flexibilidade. A postura questionadora que busca desafiar os modelos existentes pode ser vista, em um primeiro momento, como arriscada. Entretanto, segundo a própria história da humanidade, os grandes líderes e gênios só conseguiram grandes feitos por terem questionado os padrões.

9- Conhecimento técnico e intelectual

O profissional da TI precisa buscar competências comportamentais e interpessoais (soft skills), mas também deve investir na aquisição de conhecimento técnico e intelectual (hard skills).

É imprescindível que o especialista tenha pleno domínio de todo conteúdo teórico e prático dentro da especialização escolhida – Arquitetura de Tecnologia da Informação, Big Data & Analytics, Segurança Computacional e Computação Forense.

10 – Pensamento Analítico       

Por fim, a perícia objetiva e a análise dos sistemas tecnológicos em todas as suas partes e, consequentemente, a compreensão profunda do todo, são características vitais para o desenvolvimento de soluções.

Aqui, a capacidade de fazer previsões baseadas em hipóteses reais é tão fundamental quanto encontrar respostas para os problemas utilizando a criatividade. O pensamento analítico deve ser aplicado para avaliar os riscos em cenários onde a inovação tende a ser a primeira alternativa.    

Fonte: tecnologia bandtec

Você já pensou em ser Profissional de TI empreendedor? Consulte a Contabilizamos