Os Profissionais de Ti estão alinhados ao Planejamento Estratégico?
Olá, como vão todos?
Ultimamente tenho pensado e refletido bastante sobre os profissionais de TI, com base em minha rede de contatos e em pesquisas pela internet, analisando os perfis de alguns profissionais, principalmente explorando as redes sociais e utilizando um pouco dos meus mais de 15 anos atuando na área de Tecnologia da Informação.
Frequentemente encontro conflitos e dúvidas entre: ser extremamente técnico e especialista ou mesclar o conhecimento técnico com habilidades essenciais para o entendimento do negócio e o planejamento estratégico das organizações em que atuamos.
Ao longo destes anos, tenho me deparado com profissionais que são grandes especialistas, conhecem muito da ferramenta, plataforma, linguagem e ou ambiente em que atuam, tendo bastante conhecimento de causa do ponto de vista técnico, mas que não conseguem explorar tamanha riqueza de forma alinhada às estratégias das empresas em que atuam. Raciocinam na maior parte do tempo de forma lógica e técnica, com a visão apoiada em análise de performance, melhores codificações, melhores infraestruturas, na melhor linguagem, porém, sem antes realizar a leitura e o “casamento” de suas técnicas com a estratégia das empresa.
Da mesma forma, tenho encontrado outros profissionais de TI que “deixaram de lado” o conhecimento e sua atualização no mercado de Tecnologia da Informação, os avanços e possibilidades que surgem todos os dias, e vem se dedicando única e exclusivamente a metodologias e boas práticas apoiadas em processos e visão gerencial, e também não realizam o “casamento” entre melhores práticas e alinhamento estratégico com as possibilidades que a Tecnologia e suas ferramentas podem oferecer de forma a potencializar os resultados e metas planejadas.
E em uma terceira instância, também tenho encontrado profissionais que conseguem ou estão trabalhando para conseguir mesclar estes dois perfis: o de especialista em TI que reconhece a importância do entendimento das regras de negócio, o conhecimento do planejamento estratégico das empresas em que atuam, e que em seu dia a dia contribuem com projetos e soluções apoiados sempre na resposta a algumas questões que cito a seguir:
- A solução, plataforma, tecnologia, infraestrutura que adotaremos está alinhada aos objetivos da empresa e suas áreas de negócio?
- A solução para a qual estamos revisando o escopo e planejando sua implementação agregará algum valor para o alcance das metas da empresa?
- Eu tenho conhecimento dos produtos e serviços que minha empresa disponibiliza no mercado em um nível que me possibilite entender como posso contribuir com meu conhecimento técnico/especialista de forma que alavanque vendas, melhore a gestão ou contribua para o aumento de marketshare ? Se não tenho, busco este conhecimento?
- Eu compartilho conhecimento com meus pares, minha equipe, e as demais áreas de negócio, tentando trazê-los para a importância do entendimento em mesclar minhas especialidades e minhas funções diárias com o planejamento estratégico?
- Enquanto profissional especialista, se não é cultura da empresa em que atuo trazer o entendimento do Planejamento Estratégico para todos os empregados, eu tenho iniciativa de buscar minha liderança para adquirir este conhecimento?
- Eu conheço os indicadores monitorados pela minha empresa, principalmente os da minha área? Se não, eu busco este conhecimento? Eu sugiro novos indicadores para medir e acompanhar a performance de minha atuação e da minha equipe?
Bom, estas são algumas das muitas perguntas que acredito que os profissionais de TI precisam fazer no dia a dia. Sei que muitos de vocês terão várias questões a acrescentar ou discordarão de algumas, mas meu objetivo com este artigo é despertar a importância que temos nas organizações, e compartilhar com vocês o que acredito:
A área de Tecnologia da Informação nas organizações deve deixar de ser apenas executora de demandas/correções e assumir a postura de entrega de soluções/inovação alinhadas ao negócio e a estratégia.
Isso já vem acontecendo de forma significativa, mas ainda temos muito a fazer neste sentido. Assumindo esta postura, estaremos contribuindo dia a dia para o reconhecimento de nossa área como fundamental para o planejamento do negócio em que atuamos.
Cabe também às lideranças entender cada perfil de sua equipe, potencializar ao máximo seus pontos fortes, buscar melhorias para suas fraquezas, sempre alinhados a uma única direção. E cabe a nós profissionais de TI reconhecermos em que perfil estamos atuando e avaliar se a mudança é viável e enriquecedora para nossa carreira em todos os sentidos!
Fonte: PTI
Quer formalizar seu empreendimento? Consulte a Contabilizamos