8 dicas para atrair clientes de fotografia em tempos de crise
De uns anos para cá, vimos o mercado de fotografia atrair muitos profissionais. Os principais motivos: o crescimento econômico, a demanda por (bons) profissionais e o sonho de trabalhar com o seu próprio negócio. Vi de perto muitas pessoas largarem seus empregos formais e começarem no mundo da fotografia. Até 2014, de certa forma, era fácil ganhar dinheiro como fotógrafo. Existia uma procura grande pelos serviços de fotografia. A partir de 2015 a situação começou a mudar. O mercado de fotografia começou a sofrer com a crise brasileira. Essa crise tornou o dinheiro mais escasso e fez com que o consumidor fosse mais exigente em relação aos profissionais. E hoje de certa forma, quem não se organizou ou não está se organizando, corre sérios riscos de agonizar nos próximos meses.
Porém, como eu mostro em nosso programa Profissional de Consultoria para Fotógrafos, existem algumas práticas que você pode fazer para “ganhar” esse consumidor que hoje está mais exigente:
A Baixo algumas práticas que você pode fazer para “ganhar” esse consumidor que hoje está mais exigente:
1. Pare de esperar que o cliente ache você. Levante e vá a luta! Isso que estou falando pode parecer meio louco e difícil, não? Principalmente se você é introvertido como eu. Sim, confesso que sou! Mas se você não assumir as rédeas dessa situação e sair a procura de clientes, você estará à mercê dessa situação. Mas calma, você não precisa sair de porta em porta como um louco atrás de clientes.
Dica para ir atrás do cliente: faça parcerias com buffets e casas de festas. Peça aos responsáveis para passar os sábados demonstrando as suas imagens e portfólios aos possíveis clientes.
2. Redes sociais. A procura caiu e você está com algum tempo ocioso? Essa é a melhor hora para colocar em dia as redes sociais. Monte um cronograma de postagens. Programe 3 posts por dia. Não deixe no automático: faça postagens exclusivas no Face e no Insta. Chame seus seguidores. Apoie eventos de caridade e ajude seu público alvo com informações relevantes.
3. Blog. Atualize seu blog. Coloque novos materiais e se prepare para a virada. Faça postagens positivas. Crie posts falando da sua história na fotografia. Celebre se você está comemorando 1, 3 ,6, 10 anos de fotografia. Busque linkar seu site/blog ao site de outros parceiros
4. Lista VIP. Já pensou em criar uma lista VIP de e-mails? Sim, e-mails de clientes, de interessados que não fecharam contratos com você e até parceiros. Envie 2 atualizações mensais para essa lista. Faça isso de 15 em 15 dias. Na primeira quinzena divulgue as suas novidades. Os últimos trabalhos realizados e os posts do Blog. Na segunda quinzena, prepare sua lista para a venda. Mande ofertas de serviços como álbuns, sessões de fotografia e até mesmo pacotes especiais. Esses envios fará você levantar alguns clientes todos os meses.
Cuidado: Não abuse das promoções, isso pode prejudicar a sua imagem e parecer que você está desesperado(a).
5. Faça um concurso cultural com caridade. Que tal desenvolver um concurso para ajudar pessoas necessitadas de sua região? Procure uma instituição de caridade que você tenha afinidade. Junte parceiros. Tenha uma causa para apoiar. Convide os seus clientes para uma mini sessão revertida para doações. Estimule seus parceiros a fazerem o mesmo. Colete o e-mail de todos os participantes. Mande e-mails de agradecimentos e mostre um pouco do seu trabalho. Você verá seus fãs se multiplicando e muitas pessoas indicando você.
6. Programa de indicação de clientes. O que você acha de premiar indicações que geram contratos? Funciona assim, para cada ex cliente que indicar o seu trabalho para um amigo, você o premia com uma mini sessão. É uma excelente forma de cativar seus ex-alunos a indicarem você.
Abordagem: crie uma material explicativo. Envie pelas redes sociais no privado ou por e-mail para a sua lista VIP.
7. Desenvolva sua assessoria de Imprensa. O que você acha de produzir pautas para jornalistas em troca de divulgação? Que tal uma sessão de casal? Ou até mesmo um Smash the Cake? Em todos os trabalhos sempre há uma boa história para se contar. Procure por blogs e sites de circulação entre o seu público alvo e se ofereça para escrever ou contar um pouco como funcionam os seus serviços. Você também pode contar histórias e até curiosidades. Mas claro, não esqueça de pedir autorização de imagem aos seus clientes.
8. Faça parcerias de valor. Selecione os principais fornecedores que atendem o seu público alvo. Por exemplo em casamentos, cerimonialistas, buffets, paróquias etc. Selecionado os parceiros, ofereça alguma ajuda. Algo que você pode dar para receber em troca indicação de novos clientes. Se aproxime de seus parceiros e crie grupos de auto ajuda. São essas parcerias que pode lhe trazer grandes resultados no curto prazo.
Fonte: Blog Wedding
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