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7 passos para obter reconhecimento para o negócio – seja qual for a empresa

O primeiro passo para conquistar o reconhecimento é ter um posicionamento correto

Com a competitividade que existe hoje em praticamente todas as áreas, é cada vez mais difícil se destacar e conquistar reconhecimento. Segundo Nathana Lacerda, coach de Imagem e Reputação, cada segmento possui suas características, mas existe uma base que funciona a todos os empreendedores que buscam ser reconhecidos por seus trabalhos. “Existe um passo a passo que pode ser seguido por todos”, ensina a especialista, que elenca os 7 passos.

1. Posicionar-se
O primeiro passo para conquistar o reconhecimento é ter um posicionamento correto. “É fundamental para saber o que diferencia o seu negócio e o torna único”, explica Nathana. Não basta só escolher um segmento para atuar. É necessário selecionar qual é o perfil do público que você vai atender e o que diferencia a sua forma de trabalhar dos demais. “Só dessa forma você sai do mercado da concorrência e vai para um oceano azul. Você pode ser médico, pediatra, especializado em amamentação. Isso vai fazer com que as pessoas te procurem muito mais por essa especialidade e você poderá cobrar muito mais por isso”.

2. Ter resultado
Nahana Lacerda destaca a importância de se ter bons resultados. “É impossível conquistar reconhecimento sem bons resultados. Nenhuma propaganda conseguem suprir essa deficiência, se você não tem uma boa entrega do seu trabalho, não vai chegar longe”, explica. “E só é possível definir o que são bons resultados se o seu posicionamento for bem definido”, conta. Segundo a especialista, é fundamental você ter cases de sucesso dessa área específica pela qual quer ser reconhecido. Não adianta você ter um histórico incrível em um segmento diferente, se está mudando de público ou mercado, você precisa gerar novos resultados.

3. Trabalhar Personal Branding
Segundo a coach de imagem e reputação, o Personal Branding já se tornou uma prioridade para a maioria dos empreendedores. “Muitas pessoas falam que querem fortalecer a marca, mas no mundo atual o personal branding é fundamental”, explica Nathana. Segundo a especialista, as pessoas não se conectam com marcas da mesma forma que se conectam com pessoas. “Cada vez mais o público quer saber quem está por trás das marcas, e se você tem um negócio online, essa necessidade é maior ainda”, resume. Isso inclui a forma como você se posiciona, sua aparência, sua comunicação. O mais importante é você ser autêntico, relevando aquilo o que há de melhor na sua personalidade.

4. Fazer networking
O passo seguinte para conquistar reconhecimento é o networking. “As pessoas que você vai conhecer pelo caminho são fundamentais para o seu crescimento. Saber fazer boas conexões é uma arte que precisa ser dominada por quem quer ter sucesso”, explica, ressaltando que é preciso criar relacionamentos genuínos. “Não faça um contato só com base do que você pode tirar daquela pessoa. Boas relações profissionais são construídas com curiosidade. Deixe o outro falar dele, faça perguntas. Dê antes de pedir. Assim, você não passará pelo constrangimento de ser considerado inconveniente e conseguirá a atenção das pessoas”, indica.

5. Definir canais de comunicação
Definir em que canais estar presente é outro passo importante. Estratégias de quais redes sociais utilizar, mantendo-as atualizadas e com a linguagem que mais se apropria a elas e ao público-alvo, são passos importantes para alcançar o público. “Não existe um caminho único, mas cada um deve encontrar a sua forma de estar em contato com o público diariamente”.

6. Imprensa
Depois de aprender a falar de si mesmo para o público, é necessário que as pessoas possam ver a mídia falando da marca. “A mídia tradicional tem uma força gigantesca e pode dar credibilidade e autoridade a uma marca, empresa ou empreendedor, seja qual for a área”, explica Nathana. Porém, o erro de muitos é não entender o funcionamento dos meios de comunicação e se tornar um aproveitador, só pedindo espaços e conteúdos próprios para a imprensa. “Dessa forma você não vai ter resultado. Se você quer autopromoção, faça propaganda e pronto. Busque relacionamento com a mídia se você tem uma genuína vontade de contribuir com seu conteúdo, conhecimento e experiência. Você só tem a ganhar, pois o aval de um veículo de imprensa vale mais do que qualquer outro”, garante.

7. Influenciadores
Por fim, o último passo para conquistar a credibilidade é encontrar influenciadores e trabalhar em colaboração com eles. “Nessa linha estão os youtubers, blogueiros, influenciadores digitais em geral, mas também os empresários, colegas de profissão e qualquer pessoa que você admire o trabalho, os valores e que possa te tornar conhecido pelo público dela”, diz.

Fonte: Administradores

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