4 maneiras de buscar inspiração para empreender
De tudo que você quiser fazer da sua vida, e graças a Deus cada vez existem mais possibilidades, o empreendedorismo certamente é um dos caminhos mais difíceis. Apesar de muitas vezes a imaginação da maioria tem outra ideia ao verem em revistas e histórias de grandes empresários e suas aquisições.
O detalhe é que quando começam a levar mais a sério a questão e se movimentar para empreender, a cobra “fuma”, o bicho pega, ou qualquer gíria que você use para destacar que a encrenca é pesada.
Nesse momento é muito comum aquele ânimo inicial da ideia maravilhosa, o sonho dela em ação e o que poderia fazer, além de é claro os frutos disso tornam-se pequenos frente às barreiras encontradas – e ai muitas pessoas ficam naquele olhar sem rumo se questionando – cadê a inspiração?
1 – O REAL MOTIVO
É muito comum ter momentos como esse, todos empreendedores já passaram e certamente ainda irão ter uma série de desânimos, é o resultado da montanha russa empreendedora. No entanto, as pessoas que ficam mais desacreditadas são aquelas que tinham motivos mais banais para empreender, como ser livre de chefe, ser milionário, ou até para dizer que é empreendedor.
SER LIVRE – até por ali, pois o mercado dita as regras.
MILIONÁRIO – são muitas variáveis para isso acontecer.
DIZER QUE É EMPREENDEDOR – é tão efêmero quanto o seu aniversário, no outro dia já é momento de viver a realidade.
Por isso ter um motivo forte de querer resolver um problema, além de ter habilidade e talento para fazer algo a respeito é muito importante. Muitas pessoas pensam que isso é bobo até estarem de frente com esta situação e não quererem ir adiante, algum tempo depois percebem, não tinham um tesão pelo que estão fazendo.
O motivo é o fator mais inspirador que existe. É o que puxa todos os demais para você voltar a energizar e seguir adiante.
2 – BONS MENTORES
Pessoas que sabem ver caminhos possíveis e lhe mostrar de uma forma que você acredite ser possível e tenha condições de fazer geram um ânimo muito forte naqueles que estão desanimados com a realidade.
Muitas vezes é justamente isso, não saber o caminho e como proceder que gera esse baixo astral. É fundamental essa ponta de esperança, como em final de campeonato quando o time que perdia por 2×0 faz o 2×1 e sente que dá, começamos a gerar mais movimento.
3 – MAIS MOVIMENTO
Foi proposital esse fim de frase, como você deve ter imaginado – estar realizando pequenas ações gera estímulo. A não ser em estado de choque que você está abalado e/ou totalmente perdido é melhorar parar totalmente e refletir. Porém, na grande maioria dos casos a energia desaparece porque não há mais movimento e isso funciona como um buraco negro, que impede de seguir adiante.
A questão é focar em estar fazendo algumas ações, mesmo que sejam pequenas e poucas, mas atitudes geram resultados, mudança, algo… Conhece a lei da inércia né?
4 – LIVRO, VÍDEOS E DOCUMENTÁRIOS
Não foram poucas vezes pessoas dizer que é bobagem dar atenção a essas coisas, mas falar isso é não ter a menor noção da mente humana. Quando vamos um vídeo motivacional, um documentário inspirador, um livro cheio de situações interessantes e boas lições, é natural o cérebro se colocar na situação e isso pode gerar ótimos estímulos.
Devemos sim procurar inspiração neste tipo de meio, além de darem ótimas dicas podem influenciar bastante nossa energia para tomar atitudes. Eu recorro a isso direto.
Fonte: A magia do mundo dos Negócios
Quer formalizar seu empreendimento? Consulte a Contabilizamos