3 passos para fechar contratos em reuniões sem estresse
Aprenda a fechar contratos sem perder seu cliente
Você acompanhou anteriormente 3 das 4 etapas para atrair clientes e fechar contratos na fotografia de casamentos. No primeiro artigo falamos sobre as 4 etapas para captar clientes, onde mostrei uma visão geral do processo eficiente de atração de clientes para o seu negócio de fotografia. Logo depois falamos sobre Como transformar visitas em sua fanpage ou site em pedidos de orçamento, nessa etapa mostrei como você pode fazer para conduzir seu cliente a tomar uma ação e solicitar um orçamento ou até mesmo um pedido de informação.
No último artigo, que na minha opinião foi um dos melhores que já escrevi, falamos sobre a etapa onde 99% dos fotógrafos erram: Como transformar pedidos de orçamentos em potenciais clientes? Mostrei como você pode utilizar algumas ferramentas de marketing a seu favor. Então neste quarto artigo falaremos sobre como você pode fechar contratos em reuniões sem estresse e sem perder o seu cliente.
Fechando contratos em reuniões
Fazer a reunião com o cliente e fechar o contrato é uma das etapas mais estressantes para alguns fotógrafos. Conheço gente muito boa de argumentação e de papo também. Pessoas que conseguem conduzir o cliente e fechar contratos com facilidade. Mesmo que você não seja esse tipo de pessoa, você pode utilizar algumas técnicas que conduzirão o cliente até o fechamento. É uma concatenação de ações, que se aplicadas uma após a outra na sequência correta, dificilmente você perderá uma venda quando estiver em reuniões com noivos.
Sinceramente fico muito triste quando algum fotógrafo perde um cliente após a reunião. Minha tristeza é porque a perda de clientes nessa etapa se dá por erros pessoais. Falhas que estão em você e não na sua fotografia. As técnicas que aconselho são:
– Planejamento;
– Apresentação e conexão com o cliente;
– Fechamento.
1. Como se planejar?
Quando marcar a reunião prepare-se para encontrar o cliente. As redes sociais estão aí para isso. Conheça os hábitos do seu cliente. Seu estilo de vida. Viagens que já fez e o que mais você puder conhecer para definir um estilo de atendimento personalizado. Além disso, dedique 15 minutos antes da reunião para meditar e repassar um roteiro, mesmo que seja mental do que você apresentará ao cliente. Isso ajudará você a ter uma apresentação mais concisa.
2. Apresentação e conexão com o cliente.
Mostre seu trabalho. Busque entender os detalhes que faltam e as principais dúvidas que os clientes possuem. Reforce alguns pontos de credibilidade. Procure ouvir muito mais do que falar. Ouvindo seu cliente você conseguirá encontrar pontos de conexão. Esses pontos ajudarão seu cliente a confiar em você. Porque geralmente nas reuniões, você já tem pelo menos 90% de chances de fechar o contrato.
3. Fechamento.
Ao perceber que o cliente se conectou a você, diga alguns detalhes do que você vai fazer, seja no ensaio pré casamento, seja no dia do casamento. Faça planos com o cliente. Se coloque a disposição para ajudá-lo. Ao perceber que o cliente concorda e faz planos com você, ele começará a te pedir alguns tipos de fotografia ou até mesmo dicas e dúvidas sobre detalhes da cerimônia.
Pronto, o cliente está preparado para fechar o contrato. Agora você precisa conduzir o cliente para o fechamento da data fazendo a reserva. Se você ainda tem dificuldades nas reuniões ou até mesmo na captação, conversão de interessados em orçamentos ou transformação de orçamentos em reuniões, veja como ajudo fotógrafos de casamentos com minha Consultoria de Marketing. Até a Próxima!
Fonte : Blog Wedding
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